segunda-feira, 7 de novembro de 2022

Lista de boicote e manifestações bolsonaristas.

 


Confesso que tentei não falar do assunto, pelo menos não esperava ser a primeira pessoa a publicar sobre esse assunto especificamente, até porque esse não é um site de notícias e sim um Blog de opinião, diferente do que algumas pessoas entendem. No entendo, esse silencio ensurdecedor sobre a tal lista de boicote a quem declarou apoio ao candidato Lula nas últimas eleições, causa certa estranheza.


 Como, oficialmente, nada foi divulgado, cá estou para falar sobre isso.


O direito à manifestação do pensamento, à liberdade de expressão e ao protesto são garantidos na Constituição Federal. Contudo, esses direitos não são ilimitados e nem são inalcançáveis pela justiça.


Já ouviram aquele ditado popular “o seu direito acaba, quando começa o meu”? Pois é. Esse ditado popular serve perfeitamente para a pequena bolha bolsonarista radical entender que bloquear rodovias em protesto antidemocrático pedindo golpe de estado, são crimes previstos na legislação brasileira. E, usando de redundância para explicar bem explicadinho, QUEM COMETE CRIME, É CRIMINOSO!


A respeito desses protestos, o Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais (CNPG) emitiu nota pública afirmando que: "Os recentes ataques ao Estado Democrático de Direito, materializados nas restrições do direito de ir e vir impostas por uma parte da sociedade que pretende contestar o resultado das eleições presidenciais, em desacordo com o respeito à soberania popular do voto, não encontram amparo constitucional". A mesma nota finaliza: “A liberdade de reunião em locais públicos não pode afetar o exercício dos demais direitos fundamentais também consagrados, sobretudo para ratificar atitudes antidemocráticas, ocasionando restrição à liberdade de pessoas e bens, acarretando danos à ordem, à economia, à subsistência e à saúde das pessoas”


Não é o Blog Politizada que está afirmando isso. É o Conselho Nacional dos Procuradores Gerais ((CNPG). Entenderam a diferença?


Não bastando esses crimes, houve ainda uma LISTA, rolando em diversas cidades, via redes sociais, inclusive em Juara, com nomes de supostos comércios e pessoas de “esquerda”, o que também é crime, inclusive para quem compartilha.


Segundo o Delegado de Polícia Judiciária Civil, Dr. Lucas Almeida, da cidade de Pinhalzinho-SC, em entrevista ao portal da Rádio Centro Oeste. Segundo o portal de notícias, mais de 20 comerciantes registraram boletins de ocorrências. De acordo com o Delegado: “instauramos procedimento por difamação e injúria [...] e esse crime também pode configurar crime contra a relação de consumo [...] é grave, é crime fazer esse tipo de listagem. Essas pessoas que compartilham esse tipo de lista podem depois serem processadas civilmente pelos prejuízos, inclusive lucro cessante [...]” segue ainda o referido Delegado explicando esse tipo de crime. Também na cidade de Campo Verde-MT e Barra do Garças-MT, vários comerciantes e pessoas registraram boletins de ocorrência.


 Para além desses atos criminosos, também é importante refletirmos sobre esse movimento em si, que aparenta muito mais ser prática de Locaute (termo originado a partir da palavra em inglês lock out) quando o grande patronato (a casa grande) força seus empregados a participar desses atos, os impedindo de exercer a atividade normalmente para a qual foi contratado (motorista de caminhão, de trator, de maquinas pesadas, veículos etc), agindo em razão dos próprios interesses, ou seja, em que não se trata de greve legítima de trabalhadores. Sobre isso, o artigo 17 da lei 7.783 explicita o seguinte: "Fica vedada a paralisação das atividades, por iniciativa do empregador, com o objetivo de frustrar negociação ou dificultar o atendimento de reivindicações dos respectivos empregados (lockout)". Também é importante refletirmos que esse movimento não fala em nome do povo brasileiro, o povo brasileiro escolheu nas urnas o seu próximo presidente. Ponto.


 A democracia deve ser respeitada. 


Explicamos aos nossos leitores que estiverem com seus nomes ou o nome de seus comércios incluídos nessa LISTA em Juara que registre boletim de ocorrência.


Acesse a entrevista na integra do delegado Lucas Almeida:


https://www.facebook.com/watch/?v=624990422655097&extid=CL-UNK-UNK-UNK-AN_GK0T-GK1C&mibextid=979an5&ref=sharing


Acesse na integra a nota do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais (CNPG)


https://www.mpsp.mp.br/w/cnpg-divulga-nota-p%C3%BAblica-sobre-manifesta%C3%A7%C3%B5es-ilegais-contra-resultado-da-elei%C3%A7%C3%A3o


4 comentários:

  1. Isso foi uma falta de vergonha na cara, esse povo está doente. falta de trabalho só pode

    ResponderExcluir
  2. Pior foi ver um povo da grana compartilhar em grupos de WhatsApp e telegram para inflar seus egos p*dres...

    ResponderExcluir
  3. Coagindo pessoas pelo resultado da eleição, atacando policiais e isso tudo usando o nome da democracia, quando na verdade não passa de pessoas doentes! Bem se vê a todo tempo o mau que a "direita" causa.
    Por fim que tudo isso acabe logo e eu adoraria ver essa lista em Juara.

    ResponderExcluir
  4. Ridículo o posicionamento desses que se dizem cidadãos de bem e cristãos mas não perdem a oportunidade de humilhar o próximo. Deus tá vendo! Kkkk

    ResponderExcluir