segunda-feira, 14 de agosto de 2023

29º EXPOVALE e seus acontecimentos lamentáveis.


 

A 29ª EXPOVALE aconteceu de 09 a 13 de agosto em Juara e, mesmo com o empenho da Associação dos Criadores do Vale do Arinos – ACRIVALE, em ser uma festa que marcaria de forma positiva a população juarense, não foi isso que aconteceu.


No dia 09 de agosto, durante o show de Zezé de Camargo, um foco de fogo na cobertura de um dos camarotes, chamou a atenção não só do cantor que parou o show por poucos minutos pedindo que o fogo fosse controlado para não colocar as pessoas que ali estavam em risco, como quem esteve presente no local.


O fogo foi controlado rapidamente e ninguém se feriu.


Outro fato comentado por várias pessoas foi a precariedade dos brinquedos do parque que gerou muitos comentários negativos. Além da fiação que, segundo publicações em redes sociais das pessoas que passaram por lá, oferecia perigo; dois brinquedos apresentaram problemas no momento em que estava sendo utilizados por pessoas, incluindo adolescentes.


As reclamações sobre a cobrança para utilizar os banheiros também foram alvo de críticas por parte de várias pessoas, considerando o alto valor pago para entrar na festa.


Esse fato talvez tenha sido o motivo da diretoria do evento anunciar que a partir do dia 10 de agosto, não haveria mais cobrança para utilização do banheiro. Demonstrando estar atenta as reclamações.


A passagem para cadeirantes na entrada do estacionamento que dá acesso ao parque de exposições da ACRIVALE foi mais um motivo de descontentamento.


Reclamações em relação aos preços cobrados, com inclusão da Fan Fest, também foram motivos de publicações em redes sociais.


Não podemos esquecer que a Lei Municipal nº 2.900 que trata sobre a proibição e utilização de fogos de artificio com estampido (barulho) foi mais uma vez descumprida. A lei aqui mencionada foi revogada? Se foi, alguém, por favor, nos atualize.


Porém, ninguém imaginava que as reclamações aqui citadas não seriam o que, de fato, chocaria a cidade de Juara.


Na noite do dia 11 de agosto, sexta-feira, durante o rodeio, um lance de arquibancada caiu deixando 07 pessoas feridas. Entre os feridos, L. J. D. de 34 anos, veio a óbito por volta das quatro horas da manhã do dia 12.


Um fato que chamou a atenção de muitas pessoas presentes no momento em que o lance de arquibancada caiu foi a fala do locutor.


Segundo consta em vídeo publicado nas redes sociais e salvo em nossos arquivos, o locutor pediu para que as pessoas ficassem onde estavam e alegou que a estrutura das arquibancadas era uma das mais seguras do Brasil.


É claro que acidentes acontecem, mas a questão aqui levantada é sobre a liberação do parque de exposições.


Qualquer pessoa, por mais leiga que seja, sabe que para qualquer evento público ser autorizado, é necessário alvará e que o mesmo só é emitido perante vistoria e liberação dos órgãos competentes. Sendo assim, a questão é: Quem é o responsável pelo acontecido? Há quanto tempo essa estrutura das arquibancadas estavam oferecendo risco de cair?


Segundo a diretoria da ACRIVALE, através de nota emitida a imprensa, a associação deu suporte aos feridos e a família enlutada pela perda do ente querido, no entanto, a festa continuou até domingo, dia 13, como previsto na programação, fato esse que gerou discussões e dividiu opiniões.


O Blog Politizada esteve presente no Hospital Municipal de Juara e constatou o empenho e profissionalismo de toda equipe médica, enfermeiros, técnicos em enfermagem e funcionários em geral e lamenta profundamente o ocorrido no parque de exposições.


Por tudo que foi relatado nesse artigo de opinião, deixamos as seguintes perguntas: Quem seria o responsável pelo que aconteceu? A continuidade da festa, após o ocorrido, foi uma decisão acertada? Quais medidas serão tomadas agora? Ninguém percebeu que as arquibancadas ofereciam risco? Quanto vale a vida das pessoas? Alguém será acionado judicialmente?


Foto: Show de Notícias.

3 comentários:

  1. A festa não acabou no dia do acidente por que o que realmente importa para a diretoria é a grana entrando na conta da acrivale. Independente de qualquer coisa. Porque no fim é só isso que o "AGRO" se preocupa. Com dinheiro. Meus sentimentos para os familiares da vítima e dos feridos.

    ResponderExcluir
  2. Como que foi liberado um alvará? Nem fazem vistoria de nada, recebem um dinheiro por fora e liberam qualquer coisa. "O show não pode parar."

    ResponderExcluir
  3. Assistência da acrivale? Meu esposo esta entre os feridos para trazer alguma coisa aqui em Primero tive que ser humilhada... eu não esqueci não tá Leandro da casa Criado...pagamos para estar lá no parque de exposições, fomos para nós divertir é não para voltar para casa como voltamos

    ResponderExcluir