quarta-feira, 28 de agosto de 2024

Aprovação automática na rede estadual distorce resultado do Ideb 2023


Apesar da comemoração do governador Mauro Mendes e do secretário de Educação, engenheiro Alan Porto, os resultados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) para a rede estadual de Mato Grosso geram preocupação no Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT). Os dados divulgados na quarta-feira (14/08) pelo Ministério da Educação revelam um ranqueamento distorcido por manobras no indicador de aprovação/evasão (fluxo escolar) na rede estadual.


O presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira, explica que, apesar da colocação no Ideb nacional, a análise dos resultados não traduz a realidade da educação. Isso se deve ao fato de que a composição do índice do Ideb é feita pela equação entre as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) em matemática e português e a taxa de aprovação/evasão escolar, que, principalmente em 2023, sofreu manipulação nos dados pela Seduc-MT (Secretaria de Estado de Educação).


“Os dados de aprovação na rede estadual foram alterados por determinação da Seduc-MT, por intermédio das DRE’s, que fizeram uma força tarefa para que os secretários de unidades escolares alterassem a ata final dos estudantes aprovados. Até mesmo aqueles que haviam evadido da escola, no mês seguinte ao exame foram incluídos nas turmas. Portanto, sabemos que muitas escolas tiveram um avanço significativo no processo de ensino aprendizagem. Mas, o resultado, em geral, foi a manobra da Seduc-MT, no item aprovação/evasão. Ou seja, criaram um meio para fraudar parte do resultado e estão propagando os índices que não condizem com a realidade escolar”, destaca o presidente.


denúncia feita pelo Sintep-MT (clique aqui e veja o ofício) e por vários outros profissionais da educação, que tiveram suas avalições alteradas, está em tramitação no Ministério Público Estadual e Tribunal de Contas. Os ofícios encaminhados pelo Sindicato ao MPE-MT e TCE-MT foram protocolados em 2024, após os professores retornarem das férias e perceberem que as atas finais das turmas foram adulteradas. 


Para os dirigentes sindicais é necessário analisar a que custo essas notas melhoraram e, ainda, se melhoraram ou se outros estados pioraram. “Isso porque o sistema de ensino no estado, por plataformização da educação, tem focado exclusivamente nos treinamentos para avaliações e submetido o processo de ensino aprendizagem realizado pelos professores ao segundo plano”, cita Valdeir.


As notas das avaliações do SAEB, feitas pelos estudantes das escolas estaduais em 2023, nas disciplinas de língua portuguesa e matemática, revelam em várias unidades resultados piores, comparados a 2021. Contudo, ao analisar especificamente as taxas de aprovação dos estudantes entre 2021 e 2023, observa-se um crescimento de 2/3 no último período.


Além da manipulação dos dados do fluxo escolar, já sob investigação no Ministério Público Estadual, os educadores acreditam ser muito preocupante o fato do governo considerar bom resultado uma taxa geral de 4,2 no ensino médio. Os índices sequer atingiram a meta esperada, que era de 4,4, para 2023.

Fonte: Site Sintep-MT

 


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