Apesar
da comemoração do governador Mauro Mendes e do secretário de Educação,
engenheiro Alan Porto, os resultados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da
Educação Básica) para a rede estadual de Mato Grosso geram preocupação no
Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT). Os
dados divulgados na quarta-feira (14/08) pelo Ministério da Educação revelam um
ranqueamento distorcido por manobras no indicador de aprovação/evasão (fluxo
escolar) na rede estadual.
O
presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira, explica que, apesar da colocação no
Ideb nacional, a análise dos resultados não traduz a realidade da educação.
Isso se deve ao fato de que a composição do índice do Ideb é feita pela equação
entre as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) em matemática
e português e a taxa de aprovação/evasão escolar, que, principalmente em 2023,
sofreu manipulação nos dados pela Seduc-MT (Secretaria de Estado de Educação).
“Os
dados de aprovação na rede estadual foram alterados por determinação da
Seduc-MT, por intermédio das DRE’s, que fizeram uma força tarefa para que os
secretários de unidades escolares alterassem a ata final dos estudantes
aprovados. Até mesmo aqueles que haviam evadido da escola, no mês seguinte ao
exame foram incluídos nas turmas. Portanto, sabemos que muitas escolas tiveram
um avanço significativo no processo de ensino aprendizagem. Mas, o resultado,
em geral, foi a manobra da Seduc-MT, no item aprovação/evasão. Ou seja, criaram
um meio para fraudar parte do resultado e estão propagando os índices que não
condizem com a realidade escolar”, destaca o presidente.
A denúncia
feita pelo Sintep-MT (clique aqui e veja o ofício) e por vários
outros profissionais da educação, que tiveram suas avalições alteradas, está em
tramitação no Ministério Público Estadual e Tribunal de Contas. Os ofícios
encaminhados pelo Sindicato ao MPE-MT e TCE-MT foram protocolados em 2024, após
os professores retornarem das férias e perceberem que as atas finais das turmas
foram adulteradas.
Para
os dirigentes sindicais é necessário analisar a que custo essas notas
melhoraram e, ainda, se melhoraram ou se outros estados pioraram. “Isso
porque o sistema de ensino no estado, por plataformização da educação, tem
focado exclusivamente nos treinamentos para avaliações e submetido o processo
de ensino aprendizagem realizado pelos professores ao segundo plano”, cita
Valdeir.
As
notas das avaliações do SAEB, feitas pelos estudantes das escolas estaduais em
2023, nas disciplinas de língua portuguesa e matemática, revelam em várias
unidades resultados piores, comparados a 2021. Contudo, ao analisar
especificamente as taxas de aprovação dos estudantes entre 2021 e 2023,
observa-se um crescimento de 2/3 no último período.
Além
da manipulação dos dados do fluxo escolar, já sob investigação no Ministério
Público Estadual, os educadores acreditam ser muito preocupante o fato do
governo considerar bom resultado uma taxa geral de 4,2 no ensino médio. Os
índices sequer atingiram a meta esperada, que era de 4,4, para 2023.
Fonte: Site
Sintep-MT
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